A Mussarela é um tipo de queijo com origem italiana. Há registros de que a primeira mussarela foi feita por acidente em Nápoles (Sul da Itália). A mussarela foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos durante o século XIX, se tornando um dos queijos mais consumidos na atualidade.
No Brasil a mussarela era produzida artesanalmente, porém com aumento do consumo e as exigências de qualidade houve uma evolução nas tecnologias da fabricação em escala industrial.
Primeiramente devemos considerar a matéria prima. Como base do processo ela deve ser de boa qualidade. Posteriormente acrescenta-se o fermento lático, cloreto de cálcio, coalho ou coagulante líquido ou em pó. Após a coagulação a coalhada é cortada em grãos para posteriormente ser cozida e dessorada.
A coalhada é dividida em blocos de massa que são deixados para fermentação (processo lento), ou é mantida no soro até que se complete a fermentação (processo rápido). Após atingir o ponto de filagem a massa segue para moldagem. Posteriormente a massa é salgada e levada para secagem sendo embalada e destinada ao consumidor final.
Os processos de fabricação de mussarela em maior escala podem ser semi automáticos ou totalmente automatizados.
Informações retiradas e adequadas: https://cienciadoleite.com.br/noticia/3182/queijo-mussarela–evolucao-tecnologica
Texto criado por: